Imagem

 Para se saber quais são os tipos de compressão/técnicas de compressão e os variados formatos de ficheiro Bitmap, precisamos de saber o que é a Imagem.

Uma imagem é uma representação visual de uma pessoa ou de um objeto.

Para haver formatos de imagem, precisamos de saber o que são e quais são as técnicas de compressão de imagem.

Existem dois tipos de compressão, compressão sem perdas de dados e compressão com perdas de dados.

A compressão sem perdas de dados é normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e a fidelidade da imagem são importantes.

A compressão com perdas é utilizada nos casos em que a portabilidade e a redução da imagem são mais importantes que a qualidade.

Existem dois programas de computador que podem criar imagens: 

  • Os programas bitmap (imagem), que é baseado num mapa de bits;
  • Os programas vetoriais (gráficos ou desenho), que são baseados em fórmulas matemáticas.
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada em vários ficheiros, como:

  • Bitmap (BMP)- é um formato de gráficos por mapa de bits, formando arquivos grandes e não compactados.



  • Graphics Interchange Format (GIF)- é um formato de imagem de bitmap que ocupa pouco espaço. É um formato com compressão sem perdas.

  • Joint Photographic Experts Group (JPEG)- é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que nos permite escolher o tamanho de armazenamento e o grau de compressão, com muitas ou poucas perdas.

  • PDF (Portable Document Format)- representa documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente do dispositivo e resolução. Só é permitida a leitura do documento quando está neste tipo de formato.



  • PNG (Portable Network Graphics)- é um formato de dados utilizado para imagens como substituto para o formato GIF. É um tipo de compressão sem perdas.


  • TIFF (Tagged Image File Format)- é um formato sem compressão e o que ocupa mais espaço, tendo melhor qualidade de imagem.



Para as imagens do tipo vetorial existem cinco tipos de ficheiros:

  • SVG (Scalable Vector Graphics)- Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. É um formato-padrão para a Web.



  •  CDR (CorelDRAW)- É o formato utilizado na aplicação CorelDRAW. É utilizado para a ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos.





  • SXD (OpenOffice.Org DRAW)- Possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, logótipos e cartazes, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.


  • PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript)- É uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas.


  • Windows Meta File (WMF)- É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biométria

Parte 1

Balanço 2.º período