Imagem

 Para se saber quais são os tipos de compressão/técnicas de compressão e os variados formatos de ficheiro Bitmap, precisamos de saber o que é a Imagem.

Uma imagem é uma representação visual de uma pessoa ou de um objeto.

Para haver formatos de imagem, precisamos de saber o que são e quais são as técnicas de compressão de imagem.

Existem dois tipos de compressão, compressão sem perdas de dados e compressão com perdas de dados.

A compressão sem perdas de dados é normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e a fidelidade da imagem são importantes.

A compressão com perdas é utilizada nos casos em que a portabilidade e a redução da imagem são mais importantes que a qualidade.

Existem dois programas de computador que podem criar imagens: 

  • Os programas bitmap (imagem), que é baseado num mapa de bits;
  • Os programas vetoriais (gráficos ou desenho), que são baseados em fórmulas matemáticas.
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada em vários ficheiros, como:

  • Bitmap (BMP)- é um formato de gráficos por mapa de bits, formando arquivos grandes e não compactados.



  • Graphics Interchange Format (GIF)- é um formato de imagem de bitmap que ocupa pouco espaço. É um formato com compressão sem perdas.

  • Joint Photographic Experts Group (JPEG)- é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que nos permite escolher o tamanho de armazenamento e o grau de compressão, com muitas ou poucas perdas.

  • PDF (Portable Document Format)- representa documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente do dispositivo e resolução. Só é permitida a leitura do documento quando está neste tipo de formato.



  • PNG (Portable Network Graphics)- é um formato de dados utilizado para imagens como substituto para o formato GIF. É um tipo de compressão sem perdas.


  • TIFF (Tagged Image File Format)- é um formato sem compressão e o que ocupa mais espaço, tendo melhor qualidade de imagem.



Para as imagens do tipo vetorial existem cinco tipos de ficheiros:

  • SVG (Scalable Vector Graphics)- Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. É um formato-padrão para a Web.



  •  CDR (CorelDRAW)- É o formato utilizado na aplicação CorelDRAW. É utilizado para a ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos.





  • SXD (OpenOffice.Org DRAW)- Possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, logótipos e cartazes, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.


  • PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript)- É uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas.


  • Windows Meta File (WMF)- É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vetorizar imagens no Inkscape

Significado de QR Code