Cidadania Digital

A maior parte das pessoas têm acesso à tecnologia e usam-na quer para trabalho, quer para diversão. Atualmente, quase todas as atividades humanas são materializadas pelos dispositivos móveis, pois o ser humano não só criou uma forma mais prática de acedermos a informação (via internet) como também é uma forma mais prática e rápida de comunicarmos uns com os outos.

A globalização e o desenvolvimento acelerado das tecnologias da informação e comunicação produziram profundas transformações na sociedade, o que mudou a nossa forma de viver e, com isso, os nossos códigos de ética e conduta. Para isso criou-se o tema, cidadania digital. A cidadania digital trata-se do direito de acesso democrático às ferramentas tecnológicas em todas as suas possibilidades, mas, ao mesmo tempo, do respeito às normas adequadas para o uso correto, justo e honesto de todos esses novos recursos de IT.

A cidadania digital esta dividida em nove elementos: a etiqueta digital, a comunicação digital, a literacia digital, o acesso digital, o comercio digital, a lei digital, o direito e responsabilidade digital, a saúde e bem-estar digital e a segurança digital.

A etiqueta digital são os padrões eletrónicos de conduta ou procedimento, ou seja, são as normas ou procedimentos de conduta adequados ao meio digital. Muitas vezes criam-se regras e regulamentos ou a tecnologia é proibida para parar o seu uso, no entanto isso não é suficiente, o necessário é ensinar a todos os cidadãos, dando, por exemplo, palestras, para poderem ficar informados e tornarem-se responsáveis.

A comunicação digital define a estratégia e as ações de comunicação a serem realizadas na web, nas redes sociais e dispositivos móveis.

                Segundo a Comissão Europeia, a literacia digital é definida como “as habilidades necessárias para alcançar a competência digital, sustentadas por competências básicas em TIC e no uso de computadores, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via internet”.

                O acesso digital é a participação eletrónica pela sociedade. Todas as pessoas devem ter acesso equitativo à tecnologia. Para sermos cidadãos com conhecimento de cidadania digital, precisamos de estar comprometidos com a igualdade de acesso digital.

                O comercio digital é, atualmente, muito usado, por causa da pandemia. Isto porque as pessoas não querem sair de casa, com medo, portanto recorrem às lojas online para fazerem as suas compras. A disponibilidade geral da compra de brinquedos, vestuário, automóveis, alimentos, etc. através da Internet tornou-se comum para muitos utilizadores. Simultaneamente, surge uma quantidade equivalente de bens e serviços ilegais/imorais, tais como a pornografia. Os utilizadores têm de aprender a ser consumidores eficazes numa nova economia digital.

                A lei digital é a responsabilidade eletrónica sobre obras e ações. A lei Digital trata da ética da tecnologia na sociedade. O uso não-ético manifesta-se sob a forma de roubo e/ou crime. O uso ético manifesta-se respeitando as leis da sociedade. Os utilizadores precisam de compreender que roubar ou causar danos ao trabalho, identidade ou propriedade online de outras pessoas é um crime. Existem regras da sociedade de que os utilizadores têm de estar cientes como por exemplo: Aceder ou usar ilegitimamente informação de terceiros, transferir ilegalmente músicas, plagiar, criar worms, vírus ou Cavalos de Troia, enviar spam ou roubar a identidade ou propriedade de qualquer pessoa não é ético.

                Tal como em quase todos os países existe uma Declaração de Direitos, existe um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais. Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão, etc. Os direitos digitais básicos devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital. Com estes direitos também vêm responsabilidades.

                No que diz respeito à saúde e bem-estar digital, o utilizador deve manter uma boa relação entre a sua vida pessoal e vida digital.

                A segurança digital é usada para que um utilizador, empresa, etc., não só consiga proteger os seus dados pessoais mas como também prever que esses dados sejam guardados para que não sejam apagados ou roubados.

WEBGRAFIA:

-https://stefanini.com/pt-br/trends/artigos/cidadania-digital

-https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/etiqueta-digital

-https://www.marketing-vendas.pt/2017/11/15/comunicacao-digital/

-https://www.e-konomista.pt/literacia-digital/

-https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/acesso-d

-https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/comercio-digital

-https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/lei

-https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/direitos-e-responsabilidade-digital

-https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/saude-e-bem-estar

-https://www.casamagalhaes.com.br/blog/tecnologia/seguranca-digital/

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